Meditação: qual é o melhor tipo para você?

Continuando a nossa saga rumo à felicidade plena, chegou a hora de falar de 5 tipos de meditação e como você encontrar qual tipo funciona melhor para você. 

14 de novembro de 2019

Tipos de meditação_foto para o blog

Encontrando o seu tipo de meditação

A meditação é a prática de pensar profundamente ou focar em sua própria mente durante determinado período. Isso pode ser feito em silêncio ou com o auxílio de cânticos, e é realizado por diversas razões, desde motivos religiosos ou espirituais até finalidades práticas comuns, como o relaxamento. [1]

Em nosso mundo moderno e agitado de hoje, a meditação vem ganhando força recentemente como uma forma de lidar com o estresse, além de muitos utilizarem-se da meditação para dormir. Além disso, evidência científicas têm surgido com indicações de que a meditação pode ser uma poderosa ferramenta no combate a doenças crônicas, como depressão, doenças cardiovasculares e dores crônicas.

Contudo, há diversas formas de se praticar a meditação, cada uma com suas especificidades. Por isso, se você tiver interesse na prática ou em seus benefícios, mas não souber por onde começar, listamos aqui 5 dos principais tipos de meditação.

Quer conhecer os benefícios da meditação? Clica aqui

1) Mindfulness Meditation (Meditação Plena ou Atenta, em tradução livre)

A mindfulness meditation é um processo que se fundamenta em estar plenamente presente com seus próprios pensamentos. O estado de mindfulness, em português “atenção”, curiosamente significa justamente o oposto do que pode parecer: trata-se não de estar em alerta com aquilo que ocorre em nosso entorno, mas sim o oposto disso, focando-se em onde estamos e no que estamos fazendo, com o “eu” no centro de tudo.

Esse tipo de meditação pode ser feito em qualquer lugar, embora muitas pessoas prefiram fazê-la em lugares calmos e silenciosos, fechando seus olhos e focando em sua própria respiração. Porém, é possível praticar a meditação plena em qualquer lugar e em qualquer parte do dia, como a caminho do trabalho em um transporte público ou entre os afazeres domésticos.

Enquanto se pratica a mindfulness meditation, é importante observar seus pensamentos e suas emoções a partir de um ponto de vista neutro, em terceira pessoa, deixando-os ir sem julgamentos. [2]

2) Meditação Transcendental

Meditação Transcendental- Tipos 2 de meditação

A meditação transcendental é uma técnica simples na qual um mantra selecionado pelo indivíduo, como uma palavra, um som ou uma pequena frase, é repetido de uma forma específica. A prática é comumente realizada por 20 minutos, duas vezes ao dia, enquanto se senta confortavelmente com os olhos fechados.

A ideia da meditação transcendental é que essa técnica permita a você entrar profundamente em si mesmo, rumo a um estado de relaxamento e descanso, com o objetivo final de alcançar paz interior sem concentração ou esforço. [3] [4]

3) Meditação Guiada

A meditação guiada, às vezes chamada imaginação guiada ou visualização guiada, é um método de meditação no qual você forma imagens ou situações mentais que induzem ao estado de relaxamento. O processo é tipicamente conduzido por um guia ou um professor, o que justifica sua nomenclatura. Na meditação guiada, é comumente sugerido que se utilize do máximo de sentidos possíveis, como olfato, audição e tato, para evocar calma em seu ambiente de relaxamento.

Esse tipo de meditação tem sido adotado, nos dias de hoje, por meio de vídeos e podcasts, e pode até mesmo ser conduzido pelo próprio praticante – desde que tenha alguma experiência com a meditação guiada –, ao gravar e escutar a si mesmo. O guia geralmente instrui o indivíduo a relaxar músculos específicos do corpo até alcançar o relaxamento, e então conduz a imagens e visualizações mentais que despertam sensações positivas. A meditação guiada pode ter curta duração, com apenas alguns minutos, ou longa, com várias horas, a depender dos objetivos de quem a pratica. [5]

4) Meditação Chakra

Meditação_tipo_chakras

Chakra é uma palavra ancestral em sânscrito que pode ser traduzida como “roda”, e tem origens na Índia. Dessa forma, o termo chakra se refere a centros de energia espiritual dispostos pelo corpo, considerados serem 7, no total. Cada chakra é localizado em uma parte distinta do corpo, cada um com uma cor correspondente.

Tendo isso em vista, a meditação chakra é composta por técnicas de relaxamento focadas em trazer equilíbrio e bem estar aos chakras. Dentre essas técnicas estão a visualização imagética de cada chakra no corpo e de sua cor correspondente. Além disso, muitos praticantes preferem utilizar incensos ou cristais de cores específicas para ativar cada chakra, a fim de auxiliar a concentração durante o processo. [6]

5) Meditação Yoga

A prática do yoga tem origens na Índia antiga, onde surgiram diversas classes e estilos de yoga, porém todos envolvendo séries de posturas e exercícios de controle respiratório para alcançar maior flexibilidade e acalmar a mente. Tais posturas requerem equilíbrio e concentração, e seus praticantes são conduzidos a um estado de foco prioritário no momento, livrando a mente de distrações.

 O melhor estilo específico de yoga para você depende de inúmeros fatores. Por exemplo, se você tem alguma condição médica e ainda não conhece a prática do yoga, em geral, recomenda-se procurar um especialista para descobrir qual o melhor tipo para suas necessidades e de acordo com suas limitações. [7]

Como começar a praticar meditação?

A forma mais fácil de se começar a praticar qualquer tipo de meditação é sentar-se, em silêncio, e focar em sua própria respiração. Um antigo provérbio zen sugere que “você deve sentar-se para meditar por vinte minutos todos os dias – a menos que você esteja muito ocupado. Nesse caso, você deve sentar-se por uma hora”. Brincadeiras à parte, é indicado começar com pequenos períodos de meditação, até mesmo 5 ou 10 minutos diários, e evoluir a partir disso.

“Sente-se consistentemente por 20 minutos por dia e faça isso por 100 dias seguidos”, recomenda Pedram Shojai, autor do livro “The Urban Monk” (“O monge urbano”, tradução livre) e fundador do site Well.org. “Junte isso a 2 a 5 minutos adicionais de meditação ao longo do dia para romper com o caos, e logo você estará sentindo seus benefícios”.

Quer você esteja procurando por formas de aliviar o estresse ou a ansiedade, quer esteja em busca de iluminação espiritual, existe um tipo de meditação especialmente para você. Nesse sentido, não tenha medo de sair da sua zona de conforto e experimentar diferentes tipos, normalmente é preciso algum tempo de tentativa e erro para encontrar o método ideal para seus objetivos.

“A meditação não deve ser algo forçado”, afirma Mira Dessy, autora de obras sobre meditação e nutricionista holística, “se você forçá-la, ela se torna uma tarefa. A prática gentil e regular se torna sustentável, benéfica e prazerosa. Abra-se às possibilidades. Há tantas formas de meditação que, se uma delas não está funcionando para você, simplesmente tente uma nova”.

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[1] NCCIH. (2019). Meditation. [online] Available at: https://nccih.nih.gov/health/meditation [Accessed 14 Nov. 2019].

[2] Mindful.usc.edu. (2019). Myths About Mindfulness | Mindful USC – Mindfulness at the University of Southern California. [online] Available at: https://mindful.usc.edu/myths/ [Accessed 14 Nov. 2019].

[3] Mayo Clinic. (2019). A beginner’s guide to meditation. [online] Available at: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/meditation/in-depth/meditation/art-20045858 [Accessed 14 Nov. 2019].

[4] Tm.org. (2019). How does TM work?. [online] Available at: https://www.tm.org/transcendental-meditation [Accessed 14 Nov. 2019].

[5] Gaiam. (2019). About Guided Meditation. [online] Available at: https://www.gaiam.com/blogs/discover/about-guided-meditation?utm_source=Linkshare&utm_medium=Affiliate&utm_campaign=adgoal.net&utm_content=10&siteID=a1LgFw09t88-0O9_i20WKPWxY5yp0l7v1A [Accessed 14 Nov. 2019].

[6] Meditation, A. (2019). 8 Steps to Practice a Chakra Meditation. [online] About Meditation. Available at: https://aboutmeditation.com/chakra-meditation/ [Accessed 14 Nov. 2019].

[7] Headspace. (2019). Benefits of Shavasana, The Yoga Meditation for Relaxation. [online] Available at: https://www.headspace.com/meditation/yoga [Accessed 14 Nov. 2019].

Publicado por Nômades

em parceria com @Jean Lourenço